Sem dúvidas, Eleanor Roosevelt foi uma mulher futurista, possuindo valores e atitudes à frente de seu tempo. Deixando um legado de justiça social, libertação da mulher e dos direitos humanos universais.

Em uma época em que a mulher não tinha espaço e relevância na sociedade. Eleanor abriu o campo da política para as mulheres. Ministrou mais de 300 palestras para mulheres jornalistas e participou ativamente de movimentos a favor dos direitos das mulheres, especialmente as afro-americanas.

Apoiou a Liga das Mulheres Eleitoras, a Liga das Mulheres da União do Comércio e a Divisão Feminina do Partido Democrata. .

Promoveu os direitos civis dos mais desfavorecidos, escreveu em jornais, editou uma revista feminina e publicou quatro livros. .

Eleanor era uma diplomata de sucesso por direito próprio e foi a primeira presidente da Comissão das Nações Unidas para os Direitos Humanos, tendo como um de seus maiores reconhecimentos a supervisão, a adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento considerado a grande Carta Magna Internacional, um dos mais importantes e influentes instrumentos de direitos humanos internacionais.

Outro grande reconhecimento, veio através da sua atuação como primeira-dama, na época que o marido Franklin Roosevelt foi eleito presidente dos Estados Unidos.

Enquanto as mulheres que a precederam nessa posição se limitaram à condição de esposa do presidente, Eleanor fez da posição de primeira-dama um cargo de responsabilidade com o governo e seus cidadãos.

E continuou como ativista pelos direitos humanos e igualdade até pouco antes de sua morte em 1962, aos 78 anos.

Que possamos iniciar nossos dias inspiradas pela história e legado dessa mulher que cocriou o futuro desejável para que hoje, pudéssemos exercer nossos direitos. "Façamos todas as coisas que nós acreditamos que não somos capazes de fazer."

Desejamos a todas as futuretes dias abençoados, repletos de vitórias!

Posted in _

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *