Muito se fala em um futuro onde a IA (Inteligência Artificial - que é o estudo de como fazer os computadores realizarem coisas que, atualmente, os humanos fazem melhor) competirá com a inteligência humana.

Então hoje separamos algumas inteligências que estão em nosso radar, das quais precisamos desenvolver e que muito nos diferenciará das máquinas e robôs.

✔️Inteligência social ou interpessoal - capacidade de detectar e responder adequadamente aos humores, motivações e desejos dos outros.

Equilibrar seu senso de humor para aprender a entender o que o outro está dizendo, a inteligência de aprender a ser tolerante com as críticas e opiniões alheias.

✔️Inteligência criativa - é uma atitude perante a vida. Situa-se no quadro de uma tomada de decisão, em que se opta por aceitar correr riscos, desafiar a maioria, ultrapassar obstáculos e fazer coisas que os outros não estão dispostos a fazer. Exige coragem. E exige tolerância à ambiguidade.

Criatividade será uma ferramenta para solução de problemas.

✔️Inteligência prática - seria uma combinação específica de habilidades mentais ( flexibilidade mental, pensamento afirmativo, uso efetivo da linguagem e avaliar ideias), que possibilitam que uma pessoa enfrente efetivamente os desafios e problemas da vida.

✔️Inteligência adaptativa- enfatiza a capacidade de se adaptar a um contexto em constante mudança, repleto de desafios, incertos, imprevisíveis, em que uma boa parte dos velhos padrões de comportamento é questionada.

Qual dessas inteligências você acredita que já possui e quais você acredita que precisa desenvolver para transitar no futuro com tranquilidade?

Posted in _

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *